Rádio Brazucao
Apelo pop e político de hits eleva a voltagem rítmica do show do Capital

 

De todos os shows feitos por veteranas bandas brasileiras no Palco Mundo na sétima edição carioca do Rock in Rio, a apresentação do Capital Inicial na noite de ontem, 24 de setembro, foi a que teve menor voltagem rítmica. Talvez porque o grupo brasiliense da década de 1980 não lançou mão somente de grandes sucessos ao construir roteiro aberto com O bem, o mal e o indiferente (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Robledo Silva, 2012), música do relativamente recente álbum Saturno (2012), lançado há cinco anos.


O discurso político do vocalista Dinho Ouro Preto inflamou o show e atualizou o já aguçado sentido social de músicas como Veraneio vascaína (Flávio Lemos e Renato Russo, 1986), composição herdada pelo Capital do explosivo repertório da conterrânea banda punk Aborto Elétrico (1978 – 1982). Do Aborto, o grupo também rebobinou Fátima (Flávio Lemos e Renato Russo, 1986), música sem refrão, como ressaltou Dinho em cena.


Já Independência (Fê Lemos, Flávio Lemos, Loro Jones, Bozzo Barretti e Dinho Ouro Preto, 1987) teve o refrão cantado pelo público, evocando álbum lançado há 30 anos em que o Capital permitiu que os teclados diluísse a aura punk do repertório inicial da banda.


De toda forma, cabe ressaltar que o Capital Inicial é uma banda que renovou público e repertório a partir dos anos 2000. Por mais que faça discos calcados no rock, a banda tem identidade pop aos olhos desse público, a ponto de cantar música do grupo brasiliense Raimundos, Mulher de fases (Rodolfo Abrantes e Digão, 1999), sem causar estranhamento. A propósito, foi o apelo pop de músicas como Primeiros erros (Chove) (Kiko Zambianchi, 1985) – música que o Capital Inicial tomou para si no Acústico MTV de 2000 que deu novo fôlego ao grupo – que surtiu efeito na irregular apresentação, animando o público que esperava pelos shows das bandas The Offspring, Thirty Seconds to Mars e Red Hot Chili Peppers

 

Fonte: Capital Inicial no Rock in Rio 2017 em foto de Alexandre Durão / G1)

Postada em: 25/09/2017

 

 

 

PEÇA SUA MÚSICA




Codigo:


 

Rádio Brazucao  - Todos os Direitos Reservados

Contato: +1 (210) 810-8680 zap Newark

Contato: +55 (24) 99857-6065 zap Brasil

Desenvolvido e Hospedado por Maximum